sábado, 15 de agosto de 2009

OBRIGADO PROFESSORES




Há poucos dias me deparei com um video no portal terra e não podia deixar passar, sou professor!!! o link segue abaixo.
http://terratv.terra.com.br/Noticias/Brasil/4194-245048/Mae-de-aluna-invade-escola-e-agride-professora.htm

--------------------------
Kasuio - desculpa pela foto, só achei essa!
--------------------------

Algumas coisas.......

Primeiro foi D. Maria Paula (brava!!!), depois D. Albertina (um anjo, ótima, fiquei com ela dois anos), veio D. Vanda (séria como ela só) e finalizou com D. Elza del Monaco - foto (juntou todas e mais ainda). Veio o antigo ginásio com um monte de profs, lembro do nome de cada um, mas teve um especial: Professor Lutgards de matemática. Anos depois, já adulto, quando ia em visita de férias à minha cidade natal - Lorena - mudava o caminho só para passar em frente a sua casa, para vê-lo lá, velhinho, sentado na varanda com os cabelos brancos, seu sorriso e seu cumprimento. Um dia a varanda estava vazia e silenciosa. Com a D. Elza a mesma história se repetiu.

Os velhos tem essa mania idiota de morrer assim de uma hora prá outra. Não é justo!... mas assim são as coisas.

Anos depois vou ter aula em um colégio técnico, dentre os profs uma turma de italianos doidos e incríveis se misturavam aos da terrinha aqui. Essa mistura deu muito certo. Cada um dos professores dessa escola, a seu modo, continuou a saga dos primeiros mas dois foram especiais: Kasuio Yamada e Lorenzo Baer (foto). . Com a Kasuio percebi o prazer de se trabalhar com arte seja ela qual for. Com ele aprendi um monte de coisas na área gráfica, até entender o italianês. Os dois me deram um caminho que de certo modo sigo até hoje.
Acredito que estou indo bem até agora, uns tombos ali outro aqui mas isso é normal. Nunca pensei que meus pais pudessem encher de porrada nem a D. Albertina, nem a D. Elza, a Kasuio ou o Lorenzo. E olha que aprontei algumas.
A vida caminhou e além de designer hoje sou professor, ministro aula em curso de licenciatura, aqueles que formam professores. Tenho vários aluna/os que já são professores! As histórias que eles vivenciam são inacreditáveis. A coisa tá feia faz tempo no ensino público. No privado, pelo que acompanho, a coisa não andam muito bem não. Nada justifica esse tipo de atitude.

Recebi um email - circulou pela internet - não sei os autores, que dizia assim:

"Todo mundo pensando em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

"Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive." Serve para a educação dos filhos e dos pais.

Certo!!!........ mas, em terra de coronel bigodudo ........

NADA DE PORRADA EM PROFESSOR! NEM DE MODO SECRETO!!!

Obrigado D. Elza, Kasuio, Lorenzo e tantos outros por aí. Temos muito trabalho pela frente. Se alguém ousar querer dar uma porrada em vcs me avise!!!

4 comentários:

  1. Esse texto é maravilhoso, concordo plenamente que alguns profesores são eternos e ai entra para mim o titulo de "MESTRE", confesso que fiquei emocionada quando vi a fotinho do Lolo (como eu e a Meliça chamavamos o Lorenzo) nunca mais vou esquecer dele e das balinhas que ele chupava e que um dia ofereceu para nós (eu e Meliça), um verdadeiro computardor vivo, assim como vc meu eterno mestre um dia vou querer de alguma maneira entender como conseguem saber sobre tantas coisas... isso é demais e só quem ganha somos nós, seus alunos.
    Só tenho a agradecer a vc tudo que sou hoje como profissional, minha formação foi maravilhosa graças a vc. OBRIGADA! e obrigada por me dar a oportunidade de refer o LOLO (mas ele não sabia desse apelido, eu acho... rsrsr)
    Um grande beijo no coração!
    Kariny

    ResponderExcluir
  2. Só corrigindo um errinho de digitação na ultima frase antes de mandar o beijo eu quis dizer "obrigada por me dar a oportunidade de rever o LOLO"

    E também queria dizer que adorei a foto do "menino" Manoel com a prof. rsrs amei!!!
    obrigada por essa oportunidade tb.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não pude deixar de postar um comentário diante do que lí a respeito dos professores. Você Manoel e o Lorenzo (Lolo) são daqueles que marcam a vida da gente.
    Nunca esqueço de um comentário que o Lorenzo fez em uma das aulas: As vezes nossas mentes borbulham de idéias, a criação está alí prontinha na nossa mente, poderíamos ter uma impressora na língua, uma conecção direta como o cérebro, um click e pronto ! Assim seria fácil resolver os desafios da criação gráfica.

    Confesso que sempre dou uma espiada no seu blog mas não posto comentários por pura falta de tempo. Que desculpinha hein!

    Beijos a todos os meus professores amados.

    Meliça

    ResponderExcluir
  4. Ah! Esqueci de comentar , o Lorenzo saiu bem na foto ... rsrs

    ResponderExcluir